Na volta do Carnaval de Salvador, após dois anos de pandemia, o Expresso 2222 retorna aos trilhos e segue viagem rumo ao circuito Barra-Ondina. Em 2023, a locomotiva de Flora e Gilberto Gil celebra, entre 17 e 21 de fevereiro, sua 23ª edição em 25 anos de existência.
O Expresso 2222 retorna ao Edifício Oceania e vai homenagear os 50 anos de lançamento do álbum Expresso 2222, uma referência da Música Popular Brasileira que marcou o retorno de Gilberto Gil ao Brasil, após o exílio de três anos em Londres.
Quinto álbum de estúdio do cantor e compositor baiano, lançado em julho de 1972, a faixa-título tornou-se um hino e, antes mesmo de dar nome ao camarote, foi usada para batizar um trio elétrico comandado por Gil.
Em outubro de 2007, a revista Rolling Stone Brasil divulgou uma lista dos 100 maiores discos da música brasileira, na qual o álbum ficou na 26ª posição. O Expresso 2222 faz também referência ao trem usado por Gil para sair da cidade de Ituaçu, município do sudoeste baiano onde ele viveu sua infância, e voltar a Salvador, onde havia nascido.
Este ano, o espaço é apresentado pela empresa brasileira de delivery iFood, patrocinadora máster. A Coca-Cola, a Diageo, a operadora de cartões ELO, a cerveja Estrella Galicia e a Tenys Pé Baruel também patrocinam o camarote. Entre os apoiadores estão: Magalu, L’Óreal, C&A, Brizza Sandálias, Shopping da Bahia, Alme Sacolas, DLM, Suvinil, Ferreira Costa e Casa Brasileira.