Mariana por Christian Cravo

Baseada no livro de mesmo nome, a exposição Mariana, do fotógrafo Christian Cravo, traz 28 fotografias impressas em fine art que retratam as memórias humanas de uma das maiores tragédias ambientais do país: o rompimento da barragem de Fundão, que vitimou fatalmente 19 pessoas e desabrigou centenas de famílias em Mariana – Minas Gerais, em 2015.

Nas ruinas dos lares, devastados em segundos pela onda de mais de 2,5 metros de lama e rejeitos de minério, Christian Cravo registrou durante três dias os vestígios das vidas varridas nos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Objetos, roupas e calçados enlameados, retratos cobertos pelo barro e casas destroçadas são fotografados em 28 obras que documentam a dor do desastre, ao mesmo tempo em que relevam a beleza em meio à tragédia.

Com realização da Via Press Comunicação, a exposição é inteiramente acessível para pessoas com deficiência visual, com textos e legendas em braile, além de disponibilização de audiodescrição das fotos.

CHRISTIAN CRAVO – Christian Cravo soma 27 anos de carreira e é atualmente um dos nomes mais respeitados da fotografia contemporânea brasileira. Tem seu trabalho reconhecido internacionalmente com exposições próprias em espaços consagrados em todo o mundo. Entre seus trabalhos estão os livros ‘Irredentos’ (2000), ‘Roma noire, ville métisse’ (2005), ‘Nos Jardins do Éden’ (2010), ‘Exú Iluminado’ (2012), ‘CHRISTIAN CRAVO’ (2014), editado pela prestigiada editora Cosac & Naify, e ‘MARIANA’ (2016). Já recebeu prêmio do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Mother Jones International Fund for Documentary Photography e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela melhor exposição fotográfica de 2015.

Mariana por Christian Cravo

Veja também:

Voltar

Vamos conversar sobre
projetos transformadores?

viapress@viapress.com.br
+ 55 71 3505 0000
+ 55 71 991 279 155

Rua Alagoinhas, 303, Rio Vermelho,
Salvador (BA) – CEP: 41940-620